As hepatites B e C são infecções do fígado causadas por vírus. Esses vírus atacam o fígado, que fica do lado direito, abaixo das costelas.
Milhões de pessoas no Brasil podem ser portadoras desses vírus e não sabem.
Como se pega?
As hepatites B e C são transmitidas pelo sangue, sendo que a hepatite B é uma doença sexualmente transmissível e muito fácil de pegar.
Sintomas e evolução da doença
Nem sempre os sintomas das hepatites B e C aparecem. Os primeiros sintomas, quando aparecem, podem ser:
- Cansaço
- Tontura
- Enjoô
- Febre
- Dor na região do fígado
- Pele e olhos amarelados
- Urina escura
- Fezes claras
Só com exames de sangue bem detalhados é possível saber se a pessoa está ou não com hepatite.
As hepatites B e C podem ficar graves e evoluir para cirose e câncer de fígado. Existe tratamento e é indicado em alguns casos.
Existe Vacina?
Para a hepatite B tem vacina. Para ficar protegido é preciso tomar três doses. A vacina é oferecida na rede básica de saúde para pessoas até 19 anos e também para aquelas com maior risco de contrair o vírus, como profissionais do sexo, profissionais da saúde, usuários de drogas, hemofílicos, pacientes que fazem hemodiálise, portadores do vírus de hepatite C e portadores do HIV. Para a hepatite C não existe vacina.
Mulheres grávidas podem passar o vírus da hepatite B para o bebê. Vacine o recém-nascido nas primeiras 12 horas após o nascimento.
Quem recebeu transfusão antes de 1993 pode ter hepatite C.
Não compartilhe agulhas e nem seringas.
Exija material esterilizado ou descartável em serviços de saúde, salões de beleza, se fizer tatuagem ou colocar piercing.
Use camisinha!
Fonte: Ministério do Saúde / Governo Federal / Brasil um País de todos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário